III MOSTRA REGIONAL DE
DANÇA
DANÇA PARA TODOS/2012
Com
o objetivo de promover
um evento democrático e de ampla participação popular, que incentive a prática
da dança como expressão artística, a Secretaria Municipal de Cultura de Cruz
Alta realiza a “MOSTRA REGIONAL DE DANÇA – DANÇA PARA TODOS” em sua 3ª
edição, que acontecerá no dia 16 de Junho de 2012.
O
festival não possui caráter competitivo, apenas mostra de dança e está
subdividido em diferentes gêneros da dança aberto a bailarinos, grupos,
academias, escolas e companhias de dança de toda Região.
REGULAMENTO
Art. 1º - Poderão participar da “MOSTRA REGIONAL DE DANÇA – DANÇA
PARA TODOS”, grupos, academias, escolas, companhias e bailarinos
independentes da região noroeste do estado do RS em qualquer uma das categorias
e modalidades do festival.
Art. 2º - As inscrições poderão
ser feitas até o dia, 09 de Junho de 2012, sendo que
no ato da chegada do grupo, a partir das 8h30min, será realizado o
credenciamento dos grupos participantes (ver Artº 5º - da recepção).
Parágrafo
Único - As fichas de inscrições
deverão ser encaminhadas via e-mail para o seguinte endereço eletrônico: cultura@cruzalta.rs.gov.br a/c de Carlise
Olschowsky Pereira.
Art. 3º - Os grupos poderão
inscrever até duas coreografias, respeitando sempre as categorias.
Art. 4º - Juntamente com a ficha
de inscrição o grupo poderá enviar os seguintes materiais, para divulgação na
mídia:
a)
Histórico resumido do grupo (Aproximadamente cinco linhas);
b)
Fotografias (em boa qualidade) do grupo para divulgação;
c)
Relação “completa” com o nome dos participantes do Festival (inclusive
coordenadores responsáveis e acompanhantes).
d) O espetáculo será aberto ao público sem cobrança
de ingressos.
Da
Recepção
Art. 5º – A recepção dos grupos ocorrerá a partir das 8h30min do dia 16 de Junho de 2012, na Casa de Cultura Justino Martins, sito a
Avenida General Osório, 1415 – Centro, para entrega das credenciais, e
encaminhamento para as oficinas de dança, que ocorrerão no decorrer do sábado,
no período da manhã e tarde.
Das
Credenciais
Art.
6º - As credenciais poderão ser retiradas na secretaria do Festival,
(conforme Art. 5º), a partir das 8h30min,
do dia 16 de Junho de 2012. O
material deverá ser retirado pelo responsável da escola e/ou grupo e conferido
no ato da onde deverá constar o nome completo dos participantes.
Da
Participação
Art. 7º - Caberá ao
grupo participante trazer o material técnico, necessário para sua apresentação,
com exceção da estrutura técnica de base (iluminação e sonorização), que será
fornecida pela Organização do Festival;
Parágrafo Único: O (a)
Coordenador (a) do grupo deverá apresentar a comissão organizadora do festival
CD etiquetado contendo o nome da coreografia conforme ficha de inscrição e o
nome do grupo ou escola participante. Itens estes de caráter obrigatório.
Art. 8º - O palco Oficial
das apresentações será o Teatro da Casa de Cultura Justino Martins, situado na
Avenida General Osório, nº. 1415, tendo as seguintes dimensões: 10x8 e piso em linóleo
preto.
Art. 9º - O Festival
apresentará as danças rigorosamente nos horários anunciados, salvo problema
publicamente conhecido, e como tal, aceito pela Organização.
Art. 10º - Não será
permitido o uso de recursos de qualquer ordem, que possam prejudicar os grupos
seguintes ou causar danos à limpeza, ordem e segurança do local, podendo este a
não se apresentar no palco oficial.
Art. 11º - Os grupos
inscritos, de acordo com as senhas recebidas, deverão estar no acesso ao palco
no mínimo 2 (duas) coreografias antes da sua apresentação;
Art. 12º - Os grupos
deverão se locomover na cidade através do seu próprio meio de transporte ou dos
coletivos locais, circulantes na cidade sede do Festival;
Art. 13º - Todos os
registros de imagens (filmagem e fotografias) dos bailarinos e grupos ficarão
para arquivo do evento e divulgação da edição de 2013 e nos melhores momentos
de 2012, a
ser realizado no final do ano;
Art. 14º - No momento de
cada apresentação deverá ter a presença de um coordenador responsável junto à
mesa de sonorização e iluminação;
Das
Modalidades
Art 15º - Os
Grupos convidados e inscritos poderão participar nas seguintes modalidades de
danças, abaixo descritas:
BALLET
CLÁSSICO DE REPERTÓRIO - Obras ou fragmentos de obras
do repertório tradicional do ballet clássico que pertençam ao repertório de
grandes Cias. Só poderão ser inscritos Grand Pás de Deux (com variação e coda)
na categoria Adulta e Pás de Deux (sem variação e coda) nas categorias,
juvenil, juvenil-avançado e adulto.
CLÁSSICO
LIVRE
– Obras criadas pelos professores e ou coreógrafos, estruturadas sobre a
técnica de ballet que não pertençam ao repertório de grandes companhias. Pás de
Deux sem variações e coda.
DANÇA
MODERNA E CONTEMPORÂNEA – Obras estruturadas sob os
princípios das escolas modernas e das obras criadas sob os preceitos da
pós-modernidade.
JAZZ – Coreografia estruturada sobre
qualquer tendência do Jazz Dance e Musicais.
DANÇA DE RUA –
Coreografias estruturadas sob qualquer tendência de Dança de Rua.
DANÇA
DO VENTRE – Danças que compreendam ao estilo egípcio,
norte-americano ou libanês.
DANÇA
DE SALÃO
– Danças populares (samba, salsa, tango, bolero, entre outros).
ESTILO
LIVRE - Trabalho com variações
de estilos (dança gospel, danças estilizadas que não se enquadrem nos gêneros
discriminados neste regulamento).
Das
Taxas
Art. 16º - Para
participação no Festival os grupos deverão realizar o pagamento de taxas, para
manutenção da organização do festival, conforme valores abaixo:
-
Solos, duos, trios e grupos: R$ 10,00 por coreografia, sendo que para “grupos”
independe do número de componentes.
Das
Disposições Gerais
Art.
17º - A ordem de ensaio de palco será elaborada pela Coordenação do Festival
e repassada a todos os grupos durante a chegada dos mesmos no local do evento.
Os ensaios serão realizados no turno da manhã e tarde do dia 16 de Junho de 2012 e terão o dobro de duração de cada coreografia, agrupando as coreografias por Escola ou Grupo concorrente. Lembrando que os ensaios serão cronometrados não podendo a Escola ou Grupo exceder ao tempo de duração da coreografia, podendo acarretar penalidades ou até mesmo a não participação das mesmas.
Os ensaios serão realizados no turno da manhã e tarde do dia 16 de Junho de 2012 e terão o dobro de duração de cada coreografia, agrupando as coreografias por Escola ou Grupo concorrente. Lembrando que os ensaios serão cronometrados não podendo a Escola ou Grupo exceder ao tempo de duração da coreografia, podendo acarretar penalidades ou até mesmo a não participação das mesmas.
Art. 18º - Para cada grupo convidado e participante
será entregue um troféu de participação do Festival independente do número de
coreografias apresentadas e suas respectivas categorias.
Art. 19º – As refeições ficarão a cargo
de cada grupo participante no Festival, sendo que a Comissão Organizadora
poderá encaminhar e/ou indicar os grupos para fazer suas refeições em
restaurantes da rede gastronômica do município
Das
Oficinas de Danças
Art. 20º - A Mostra de Dança oferecerá oficinas de
danças, ao valor de R$3,00 (três) reais por pessoa, independente das oficinas
oferecidas, nas seguintes modalidades e seus respectivos professores:
- FOLCLORE DE PROJEÇÃO –
Profº Daniel Lai
- CONTEMPORÂNEO – Profª –
Julia Duda da Silva
- DANÇA DE RUA – Profº
Pedro Vieira ou Rodolfo Peron
PROGRAMAÇÃO GERAL
16 de Junho/2012 – SÁBADO:
8h30min às 12:00h – Recepção e entrega das
credenciais e passagem de palco, para os grupos conforme ordem de chegada.
14:00h às 15h – Oficina de DANÇA DE RUA
15h às 16h – Oficina de COMTEMPORÂNEO
16h às 17h – Oficina de FOLCLORE DE PROJEÇÃO
19h – Início da III MOSTRA REGIONAL DE DANÇA –
DANÇA PARA TODOS
Apresentação das Modalidades, na seguinte ordem: Clássico de repertório,
clássico livre, dança moderna, dança contemporânea, dança de rua, Jazz, dança
do ventre, dança de salão, folclore, estilo livre.
OBS - Após o término das apresentações haverá a entrega
oficial dos troféus de participação aos grupos convidados e participantes na
mostra.
Local das OFICINAS: – Auditório Prudêncio Rocha – Casa de Cultura
“Justino Martins”
FICHA DE INSCRIÇÃO
ESCOLA/GRUPO:
|
|
||||||||||
RESPONSÁVEL:
|
|
||||||||||
ENDEREÇO:
|
|
||||||||||
CIDADE:
|
|
UF:
|
|
CEP:
|
|
||||||
FONE:
|
|
E-mail:
|
|
||||||||
COREOGRAFIA:
|
|
||||||||||
COREÓGRAFO OU ENSAIADOR:
|
|
||||||||||
FORMATO
|
GÊNEROS
|
TEMPO: _______________Máximo
até 5”00 para todos os formatos e gêneros da Dança”.
|
|||
( ( )
|
Solo
|
( )
|
Repertório
|
|
|
( ( )
|
Duo
|
( )
|
Clássico
Livre
|
|
|
( ( )
|
Trio
|
( )
|
Moderno
|
|
|
( ( )
|
Pás-de-deux
|
( )
|
Contemporâneo
|
|
|
( ( )
|
Grand
pás-de-deux
|
( )
|
Jazz
|
|
|
( ( )
|
Conjunto
|
( )
|
Dança
de Rua
|
|
|
|
|
( )
|
Estilo
Livre
|
|
|
|
|
( )
|
Danças Populares
(Folclóricas e Danças de Salão)
|
|
FICHA DE INSCRIÇÃO
(NOME DOS
BAILARINOS).
|
1.
|
2.
|
3.
|
4.
|
5.
|
6.
|
7.
|
8.
|
9.
|
10.
|
11.
|
12.
|
13.
|
14.
|
15.
|
16.
|
17.
|
18.
|
19.
|
20.
|
21.
|
22.
|
23.
|
Breve Release da Coreografia:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________OBS: Preencher uma ficha por coreografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário